domingo, 13 de maio de 2012

BomBril - O Anúncio da Crítica


     Bombril, quem nunca viu uma propaganda da marca que é o sinônimo de palhas de aços? Além de virar característica do produto e ser muito popular entre as donas de casas, a marca Bombril sempre valorizou muito suas propagandas, com muitas críticas e baseadas no contexto histórico, chegou até mesmo ser caso de polícia.

     Dificilmente alguém que possua e tenha contato com a televisão não tenha visto o comercial clássico da Bombril, aquele homem careca, muitas vezes fantasiado divulgando indiretamente o produto, este comercial conquistou o Brasil, virou ícone de sucesso e ficou durante muito tempo no ar, sempre com a mesma base mudando apenas o contexto.

     Uma propaganda que sempre utilizou do sarcasmo para criticar algo e da ambiguidade para relatar o produto, podemos observar na figura do Papa em que a frase em baixo: “Deus no céu e ele na Terra”, o “ele” neste caso pode ser tanto o Papa quanto o Bombril, essa ambiguidade muitas vezes foi altamente criticada, porém ganhou o publicou durante muito tempo.
     Esta propaganda também relatou polêmicas com o jogador Ronaldo, no período do escândalo do jogador com os dois transformistas em um Motel, pois a imagem do protagonista se vestindo de mulher transpareceu a critica ao jogador que não queria mais que o assunto fosse comentado na imprensa.
     O protagonista dessas propagandas era Carlos Moreno, durante quase 30 anos, esporadicamente com algum artista ou ícone.
     As propagandas eram baseadas principalmente na linguagem visual, mostrando o produto e a marca atrás de Carlos Moreno, que geralmente se encontrava fantasiado de acordo com o contexto que a população estava vivendo, por exemplo, imitando políticos em época de eleições, geralmente encontrávamos a frase de efeito embaixo na qual era o foco das criticas, simples, este anúncio que podemos encontrar tanto em revistas quanto na televisão aumentou as vendas do produto e gerou até mesmo fãs.
      Infelizmente, o Brasil é comandado por quem tem maior poder aquisitivo e eram as mesmas pessoas criticadas nesses anúncios publicitários, que não só tinha a função de divulgar o produto, mas também enfatizava a realidade, dificilmente encontramos anúncios deste nível, tão criativo e que durou por tanto tempo, mas agora basta nos divertimos com o talento que a Publicidade brasileira nos propõe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário